InicioVoltar para a Primeira Página Imprima Favoritos Freed Formulário de Contatos Twitter Formulário de Contatos AndroidFormulário de Contatos Facebook Formulário de Contatos Hd Virtual Formulário de Contatos Youtube Formulário de Contatos Word Press Formulário de Contatos Google Plus Formulário de Contatos Desenvolvedores MSDN



Você aceita ser liderado?


São muitos os estudos e questionamentos a respeito desse tema, mas será que tudo que existe descrito, sugerido, desenvolvido e aplicado trouxe resultados efetivos? Será que existe um estado de liderança ideal, que possa ser aplicado a qualquer situação?

A liderança é o ato de liderar. Partindo desse pressuposto, temos dois personagens: líder e liderado. Sendo assim, o que leva um indivíduo a assumir o papel de líder e outro o de liderado? O que leva um indivíduo a aceitar e seguir a orientação de outra pessoa?

No entanto, não basta compreender o que é ser líder ou liderado, é necessário compreender ambos e desempenhar os dois papéis com excelência – caso contrário podemos cair no espaço da incompetência.

Numa visão mais ampla, o que existe é um indivíduo na sua interação com outras pessoas, que em função de um contexto, assume papéis. A função de conduzir, orientar e coordenar, e a aceitação de ser conduzido, orientado e coordenado pelo outro.

Se você analisar o seu cotidiano perceberá a relação liderança/subordinação, subordinação/liderança acontecendo a todo instante. Isso muitas vezes nos leva a deixar de perceber o cargo ou a função hierárquica que assumimos nas relações sociais. Acredito que esse talvez seja um fator significativo, que pode estar contribuindo para resultados insatisfatórios. Talvez por uma questão de competência profissional, quem está em um cargo hierárquico superior tenha mais competência para exercer o papel de liderança. Mas assumido de forma permanente em todas as situações, decisões, seria isso produtivo? Acredito que não.

Mas sob que aspecto esta dicotomia – liderança/liderado poderia ser mais produtiva? A resposta a essa questão pode ser o diferencial, a diferença que faz a diferença.

Numa abordagem funcional, aplicando a hierarquia dos cargos, temos essencialmente presente a relação chefe/subordinado como uma constante imutável. O mesmo processo acontece no meio familiar e social. Exercemos o papel de liderança e subordinação de acordo com a situação e o contexto que estamos experienciando. Se tal dualidade existe, o que nos faz agir de forma diferente em cada uma dessas situações? O que nos leva ao desconforto no papel de subordinado pela atitude de um líder, e ao mesmo tempo gerar igual desconforto em nosso subordinado quando somos o seu superior? Parece paradoxal… E é! Existe uma lei da natureza regendo esse relacionamento.

De uma análise reflexiva podemos perceber que não basta treinar ou desenvolver a liderança. É necessário também desenvolver os liderados. Acredito que a excelência da liderança está em aceitar a liderança dos outros. A excelência do liderado, em aceitar ser liderado. Aceitação é a palavra-chave, mas isso não significa concordar, submeter-se, seguir ou reconhecer. Aceitar é um ato que pode nos levar a concordar, a nos submeter, a reconhecer, a seguir… É importante entender que aceitar é a atitude de abrir-se para receber, é predispor-se a.

Fonte: VOCÊ aceita ser liderado ?. Núcleo Ser, São Paulo, n.26, nov. 1996. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário