O que é AGPS ?


Como ele difere de um GPS “de verdade”?

  AGPS = assisted global positioning system (sistema de posicionamento global assistido)

  GPS = global positioning system (sistema de posicionamento global) é não assistido.

  Tá, e quem está prestando assistência e porque isso importa? Bom, quando você liga um sistema de GPS, ele precisa encontrar a orbita e  o sincronismo com os satelites relevantes, e converter isso nos resultados que são chamados de TTFF (Time To First Fix) – tempo para os seis primeiro, e quanto tempo antes você teve sua localização apontada. Este TTFF inicial é frequentemente chamado de “início a frio”, e em sistemas SiRF III  (o sistema antigo de GPS), ele demorava de meio até alguns minutos para pegar o sinal. Naquela época, dependendo de sua localização, interferência, informações do horizonte: em locais abertos é mais rápido do que em ambientes fechados, com construções ou outras interferências.
  Mas quando você usa um AGPS (GPS assistido) todo o processo é bem mais rápido. Com muita frequência ele usa as próprias torres de celulares que tem receptores GPS (ou uma base perto) e estes receptores estão frequentemente pegando informações do satelite e computando os dados. Estes dados são passados para o telefone celular (quando requisitado) e isso age como um “atalho” desde que algum satélite relevante para sua localização já esteja identificado e todas as computações de GPS sejam geridas por um computador terceiro.
 
 Este é o resultado de um sistema para você usuário final:

Localização mais veloz
Menos processamento é exigido pelo dispositivo, e isso
Economiza tempo de vida da bateria
Aquisição dos pontos em locais fechados e ambientes poluídos (com interferência).

Um comentário:

  1. Dentre todos os benefícios, considero interessante o de poder obter a posição em locais fechados, pois as vezes estamos dentro de casa e está chovendo, dai queremos apenas acessar o AGPS para consultar uma rota que já traçamos, por exemplo.

    ResponderExcluir